Categoria Saúde

Menino de 13 anos vence câncer raro no cérebro

Num mundo onde a batalha contra o câncer se apresenta cheia de desafios, uma notícia…

Num mundo onde a batalha contra o câncer se apresenta cheia de desafios, uma notícia vem reacender a chama da esperança: um menino de 13 anos venceu um tipo de câncer cerebral raro e agressivo. Participando de um estudo clínico na França, o jovem belga Lucas se tornou a primeira criança mundialmente a ser declarada curada de um glioma do tronco cerebral, especificamente o glioma pontino intrínseco difuso (DIPG), uma condição notoriamente difícil de tratar.

Este tipo de câncer afeta principalmente crianças pequenas e tem um prognóstico sombrio, com a maioria dos pacientes não sobrevivendo mais que um ano após o diagnóstico. A jornada de Lucas, que recebeu o diagnóstico aos 6 anos de idade, é um testemunho de resiliência e da incansável busca por soluções inovadoras no campo da oncologia pediátrica.

Um caminho de esperança e inovação

Ao aceitar participar do ensaio clínico Biomede, Lucas e sua família abraçaram a possibilidade de um tratamento experimental com o medicamento Everolimus. Tudo foi administrado sob a supervisão do oncologista Jacques Grill no renomado centro de câncer Gustave Roussy, em Paris. O medicamento, que atua diretamente nas células tumorais, mostrou-se eficaz desde o início. Os exames de ressonância magnética revelaram a regressão total do tumor nos primeiros meses de tratamento. Graças aos procedimentos, o menino conseguiu vencer o câncer cerebral raro.