Categoria Motivação

Supermercado cria ‘caixas de bate-papo’ para idosos

Rede Jumbo implementa caixas de bate-papo para promover interação social entre idosos, parte de uma campanha contra a solidão.

A rede de supermercados Jumbo, com sede nos Países Baixos, lançou uma iniciativa pioneira para atender às necessidades sociais de seus clientes idosos. Em uma época de automação acelerada e checkouts rápidos, a Jumbo optou por uma abordagem contraintuitiva: introduziu caixas de bate-papo lentos, conhecidos como “Kletskassa”, para encorajar conversas e combater a solidão entre a população idosa.

A origem da ideia

Lançados pela primeira vez no verão de 2019 na cidade de Vlijmen, os caixas de bate-papo fazem parte da campanha “Contra a solidão” (em inglês, “One Against Loneliness”) do governo holandês. A resposta entusiástica do público levou a Jumbo a expandir a iniciativa, com planos de abrir mais de 200 caixas desse tipo em suas lojas por todo o país.

Caixas de bate-papo para idosos: ponto de encontro comunitário

Para além dos caixas de bate-papo, a Jumbo também introduziu os “Coffee Corners”, espaços onde os clientes podem desfrutar de uma xícara de café enquanto conversam uns com os outros ou com os funcionários da loja. Essa estratégia visa transformar as lojas da Jumbo em importantes pontos de encontro comunitários, onde a solidão pode ser mitigada através da interação social.