Categoria Inovação

Brasileiro descobre possível novo planeta através da matemática

Estudo liderado por brasileiro sugere a existência de um novo planeta no Sistema Solar, baseado em análises matemáticas.

Nem com espaçonave, nem com telescópio. A matemática foi a ferramenta usada por Patryk Sofia Lykawka, pesquisador brasileiro, para identificar um possível novo planeta no Sistema Solar. Residente no Japão há mais de 20 anos, Lykawka desenvolveu a pesquisa na Universidade Kindai, com a colaboração de Takashi Ito, do Observatório Astronômico Nacional do Japão.

A pesquisa se baseia em hipóteses matemáticas para sugerir a existência deste corpo celeste. Segundo Lykawka, a curiosidade humana sobre o universo motiva o estudo dos astros e fenômenos celestes. Este interesse levou-o a aprofundar-se em astronomia, culminando na atual pesquisa.

Lykawka chegou ao Japão em 2001, com uma bolsa de estudo do governo japonês, e desde então realizou sua pós-graduação no país, adaptando-se plenamente à vida e à cultura locais. Sua rotina acadêmica inclui lecionar, pesquisar e participar de atividades acadêmicas, similares às de um professor universitário no Brasil.