Categoria Saúde

Pesquisa: enxaqueca como fator de risco para AVC

Estudo revela que enxaqueca é fator de risco para AVC em adultos jovens, ressaltando a necessidade de considerar fatores não tradicionais.

Uma descoberta inovadora está mudando a maneira como olhamos para os fatores de risco do AVC em adultos jovens. Uma nova pesquisa revelou um sinal persistente que pode indicar um risco aumentado de AVC – enxaquecas. Publicado na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, o estudo destaca que distúrbios de coagulação sanguínea, insuficiência renal e doenças autoimunes também podem desempenhar um papel crucial.

Os autores do estudo identificaram uma associação significativa entre enxaquecas e a incidência de AVC em adultos com menos de 45 anos. Esta descoberta é particularmente relevante, pois enfatiza a importância de considerar fatores de risco não tradicionais, que muitas vezes as pessoas negligenciam.

Comparando os dados de mais de 2.600 pessoas que tiveram AVC com mais de 7.800 pessoas que não tiveram, a equipe de pesquisa descobriu que entre os adultos com menos de 35 anos, os fatores de risco não tradicionais foram mais prevalentes. Mais AVCs estavam associados a esses fatores do que aos fatores de risco tradicionais.