Categoria Educação

Após 1250 anos, mulheres participam de tradicional festival japonês; entenda

Pela primeira vez, o Festival do Nu no Japão abre para mulheres, quebrando tradições milenares.

No Japão, um evento histórico aconteceu no Hadaka Matsuri, o Festival do Nu, realizado no Santuário Konomiya. Pela primeira vez em 1250 anos, mulheres foram permitidas a participar, rompendo uma tradição milenar. O festival, conhecido pelos seus cânticos de “Washoi! Washoi!” e pela tentativa dos participantes de afastar maus espíritos, viu a inclusão de mulheres este ano, destacando a evolução das práticas culturais e sociais no país.

Mulheres fazem história

Um grupo pioneiro, cientes da magnitude de sua participação, fez história ao promover inclusão de mulheres no tradicional festival japonês. No Japão, país que ocupa a 125ª posição entre 146 nações no índice de disparidade de gênero do Fórum Econômico Mundial, desafiar as normas de gênero é uma tarefa árdua. “As mulheres sempre estiveram nos bastidores apoiando o festival”, disse Atsuko Tamakoshi, que tem laços familiares com o evento. No entanto, a ideia de uma participação ativa foi uma novidade este ano.

A inclusão de mulheres em tradicional festival japonês

Naruhito Tsunoda, envolvido na organização, afirmou que a ausência de mulheres participantes não se devia a uma proibição formal, mas sim à falta de questionamento anterior sobre o tema. Quando a questão foi finalmente levantada, a resposta foi positiva, priorizando a diversão e a inclusão no festival. Apesar de algumas vozes na comunidade expressarem preocupação, a determinação das mulheres prevaleceu.