Categoria Saúde

IA: pesquisadores lançam dispositivo para recuperação da voz

Engenheiros da UCLA desenvolvem dispositivo vestível com IA que permite a pessoas sem cordas vocais falar novamente.

Engenheiros da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) fizeram uma descoberta que pode revolucionar a maneira como pessoas com disfunções vocais, incluindo aquelas em recuperação de cirurgias de câncer de laringe, comunicam-se. Eles desenvolveram um dispositivo vestível, auxiliado por inteligência artificial (IA), que traduz movimentos musculares da laringe em fala compreensível.

Detalhes do dispositivo

Este dispositivo, descrito na revista Nature Communications, é um quadrado fino, macio e elástico de pouco mais de 1 polegada, que adere à pele ao lado da garganta. Utiliza tecnologia de aprendizado de máquina para detectar movimentos musculares e convertê-los em fala com uma precisão impressionante de quase 95%.

Como funciona

Composto por componentes de detecção e atuação, o dispositivo utiliza um composto de silicone biocompatível e bobinas de indução magnética. Através de um mecanismo de detecção magnetoelástica, ele identifica mudanças no campo magnético provocadas pelo movimento dos músculos da laringe, traduzindo-os em sinais elétricos que um algoritmo de IA converte em fala.