Categoria Empreendedorismo

Mini-hortaliças conquistam mercado e paladares

Mini-hortaliças ganham popularidade entre consumidores e chefs, combinando nutrição, estética e inovação.

No cenário atual da alimentação, as mini-hortaliças estão ganhando terreno no mercado e nos pratos dos consumidores brasileiros. Apesar dos reconhecidos benefícios nutricionais de frutas, legumes e verduras, apenas 22% dos brasileiros atingem a recomendação da FAO de 400 gramas diárias. Frente a esse cenário, produtores inovam com as versões mini, visando aumentar o consumo desses alimentos, especialmente entre o público infantil, e também nos ambientes gourmet.

Vegetais mini e baby

Segundo o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, existem duas principais categorias de mini-hortaliças: as “baby”, que são colhidas precocemente, e as “mini”, desenvolvidas para serem menores através de melhoramento genético. Entre as variedades baby, encontramos rúcula, agrião e milho, enquanto no grupo das minis, destacam-se berinjelas e tomates.

Alasse Oliveira, pesquisador da Esalq/USP, aponta que, apesar de seu tamanho reduzido, estas versões mantêm o valor nutricional completo. As mini-hortaliças não são apenas uma novidade visual, mas também uma fonte rica de nutrientes.