Categoria Sustentabilidade

Algas marinhas podem ser novas aliadas contra crise climática

Pesquisas recentes apontam para o potencial das algas marinhas em enfrentar desafios ambientais e climáticos.

As algas marinhas ganharam atenção como importantes aliadas no combate a diversos desafios ambientais. Tradicionalmente conhecidas na culinária asiática, essas espécies agora são vistas como recursos valiosos na mitigação da crise climática, na redução da escassez de alimentos e na substituição de matérias-primas poluentes.

Estudos revelam que as algas selvagens capturam aproximadamente 173 milhões de toneladas de CO2 anualmente, um número próximo ao potencial de descarbonização do Brasil, estimado em 200 milhões de toneladas de CO2. Leticia Carvalho, da ONU, ressalta a importância de expandir de forma sustentável o cultivo de algas, devido ao seu papel crucial em ecossistemas marinhos e costeiros e na oferta de soluções baseadas na natureza.

Algas marinhas

Fazenda de microalgas, no deserto do Saara, cultivadas em tanques através de água bombeada do mar (Foto: Divulgação/Brilliant Planet).

Empresas de diversos cantos do mundo, especialmente dos Estados Unidos e da Europa, estão investindo em aquacultura de algas para comercializar créditos de carbono. Um exemplo inovador vem do economista Adam Taylor, que fundou a Brilliant Planet no deserto do Saara, utilizando microalgas para capturar carbono eficientemente.