Categoria Sustentabilidade

Planta extremamente rara é reintroduzida em Gales após 40 anos

Uma planta rara, a Cotoneaster cambricus, foi reintroduzida em Gales, elevando seu número de seis para 110.

A planta Cotoneaster cambricus, uma das mais raras do mundo, foi reintroduzida em uma localidade secreta no País de Gales. A planta, antes à beira da extinção, agora tem esperança de sobrevivência, com seus números aumentando de apenas seis para cerca de 110 exemplares na natureza.

A espécie é classificada como “criticamente ameaçada” segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). A dificuldade de regeneração natural dos arbustos, consumidos por animais de pasto, como ovelhas, cabras e coelhos, é um dos principais desafios para a conservação da espécie.

Por mais de 40 anos, especialistas se dedicaram à salvaguarda da C. cambricus, com a equipe do Zoológico de Chester e outras instituições dedicando os últimos dez anos a esse esforço. A reintrodução de 30 exemplares marca um ponto de virada nesse processo, como compartilhado pelo zoológico no Facebook, ressaltando que a planta é única para as encostas de penhascos no norte do País de Gales.