Categoria Saúde

Nova vacina aumenta sobrevivência de cachorros com câncer

Uma vacina anti-câncer elevou a sobrevida de cães com câncer para 60%, indicando um avanço no tratamento.

Um estudo recente trouxe esperança para proprietários de cachorros diagnosticados com câncer. Uma vacina desenvolvida pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostrou-se capaz de dobrar a taxa de sobrevivência desses animais. Tradicionalmente, com métodos como a quimioterapia, a expectativa de vida adicional era de 35%. No entanto, com o novo imunizante, esse número salta para 60%.

Publicado na revista “Translational Oncology” em 2021, os detalhes do estudo só vieram à tona recentemente, em 5 de março, quando a Universidade de Yale divulgou os resultados. A vacina, que funciona como uma forma de imunoterapia, está atualmente sendo revisada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Ao longo de oito anos, a vacina passou por diversos testes clínicos, beneficiando cães como Hunter, um golden retriever de 11 anos. Após ser diagnosticado com osteossarcoma e submetido a uma amputação de pata, Hunter recebeu o imunizante e, dois anos depois, está livre do câncer. Este tipo de câncer ósseo é conhecido por ser fatal para mais de 65% dos cachorros acometidos, geralmente dentro de 12 meses após o diagnóstico.