Categoria Inovação

Tecnologia permite que deficientes visuais ouçam e sintam eclipse solar

Dispositivos inovadores permitirão que pessoas com deficiência visual ouçam e sintam o eclipse solar de 8 de abril, promovendo inclusão.

No dia 8 de abril, um evento celestial capturará a atenção de muitos ao redor do mundo: um eclipse solar total. Para a maioria, será um espetáculo visual, mas graças a avanços tecnológicos, deficientes visuais também poderão desfrutar deste fenômeno de uma maneira única, através do som e do tato.

Inclusão através da tecnologia

Yuki Hatch, uma estudante de ensino médio com deficiência visual e aspirante a cientista da computação da NASA, expressa sua empolgação em poder “ouvir” o eclipse, uma experiência que até então estava fora de seu alcance. “Eclipses são coisas muito bonitas e todos devem ser capazes de experimentá-lo uma vez na vida”. Essa oportunidade se deve ao LightSound, um dispositivo que converte as variações de luz durante o eclipse em sons. Esse equipamento, uma colaboração entre Wanda Díaz-Merced, uma astrônoma cega, e Allyson Bieryla, da Universidade de Harvard, já foi testado com sucesso em eclipses anteriores.

Como funciona o LightSound

Durante o eclipse solar: