Categoria Educação

Escola SESI SENAI Ceará em competição internacional de vídeos de robótica

Iniciativa da Escola SESI SENAI do Ceará é finalista em competição global da WIPO, focando em robótica e acessibilidade para cegos.

Na vanguarda da educação e inovação, a Escola SESI SENAI Sobral, localizada no estado do Ceará, embarcou em uma missão de grande importância. Com a criação de um projeto que une robótica e acessibilidade, a instituição alcançou reconhecimento internacional ao se tornar finalista na competição de vídeos promovida pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO). Este evento anual destaca iniciativas inovadoras que enfatizam a importância da propriedade intelectual no desenvolvimento tecnológico e social.

Desenvolvimento e Apoio

A criação do vídeo “Arte ao Toque: Ampliando Horizontes para Cegos” foi uma colaboração entre estudantes, professores e profissionais do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/SENAI), sob o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Esta obra documenta a jornada do projeto da equipe de robótica Bee Bots, destinado a tornar a arte mais acessível para pessoas com deficiências visuais. A escola, com apoio da Direção e da Coordenação de Educação do SESI Ceará, demonstrou um compromisso excepcional com a inclusão e a inovação.

A Produção

Para a produção do vídeo, uma equipe formada por membros da FIEC, incluindo o Coordenador de Educação Inclusiva do SESI Ceará, Douglas Carioca; a Coordenadora da GECOM, Rita Brito; a Consultora da UNITEC/SENAI, Ronara Marques; a Bolsista do UNITEC, Roberta Alves; o Fotógrafo da GECOM, George Lucas; e a equipe da produtora R2, além da colaboração da Psicóloga da Escola SESI SENAI Sobral, Thamires Macedo, viajou até Sobral. Realizadas em fevereiro deste ano, as filmagens destacaram a sinergia entre educadores, alunos, e especialistas, desde a coordenação de educação inclusiva até a consultoria técnica, para capturar a essência do projeto.