Categoria Educação

Cearense cria conservante natural e brilha em feira científica nos EUA

Gabrielle Rodrigues cria revestimento comestível e representará o Brasil em feira nos EUA.

Gabrielle Rodrigues, aluna da Escola Estadual Luiz Girão em Maranguape, Ceará, tem atraído atenção nacional com seu projeto de revestimento comestível para frutas e vegetais. Este projeto usa mandacaru e cera de carnaúba, ambos abundantes no Ceará, para criar uma solução natural que prolonga a vida útil dos alimentos. Sua pesquisa oferece uma alternativa saudável e sustentável aos conservantes artificiais, mantendo as características naturais como cor, sabor e textura dos alimentos.

Reconhecimento na Febrace

O trabalho de Gabrielle não só conquistou sete prêmios na 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) como também a selecionou para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF), que ocorrerá entre 11 e 17 de maio em Los Angeles. Lá, ela apresentará sua inovação frente a uma audiência global.

Gabrielle Rodrigues: preparativos e aspirações futuras

Enquanto se prepara para a competição nos EUA, Gabrielle também está no processo de patenteamento de seu revestimento e se prepara para começar seus estudos em Engenharia de Alimentos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela espera que seu projeto possa um dia ajudar a reduzir o desperdício de alimentos globalmente. “Eu percebi que havia um problema muito grande no Brasil, que a questão do desperdício de alimentos. Ela tá totalmente relacionada à questão da insegurança alimentar”, afirma Gabrielle. Ela explica que escolheu a pesquisa em conservação de alimentos como uma maneira de ajudar a reduzir esse problema.