Categoria Turismo

Paris 2024: chama olímpica é acesa em Olímpia, na Grécia

Cerimônia histórica acende a chama olímpica em Olímpia, marcando o início dos preparativos para os Jogos de Paris 2024.

Nesta terça-feira (16), em Olímpia, na Grécia, testemunhou um momento histórico com a cerimônia de acendimento da chama olímpica. Portanto, marca a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A tradição secular, realizada em frente às majestosas ruínas do templo de Hera, viu uma atriz encarnar o papel da alta sacerdotisa, utilizando o icônico recipiente parabólico, conhecido como Skaphia, para refletir os raios solares e acender a chama. No entanto, devido à ausência de sol, a chama já estava acesa, mantendo viva a energia e o espírito olímpico.

Após a comovente cerimônia, a chama sagrada embarcará em uma jornada emocionante, fazendo o caminho até o Coubertin Grove, um memorial que abriga a prestigiosa Academia Olímpica Internacional. Lá, dar-se-á início a um revezamento único, com 550 portadores da tocha, durante 11 dias, até chegar à capital grega, Atenas, e ao imponente Estádio Panatenaico. Este evento emblemático simboliza a entrega solene da chama ao Comitê Organizador dos Jogos, marcando o início oficial da jornada rumo à França. De lá, a chama seguirá seu curso, com previsão de chegar à cidade de Marselha em 8 de maio.

O revezamento da tocha será uma celebração da união e da diversidade, abrangendo 68 etapas e percorrendo mais de 400 cidades francesas e territórios ultramarinos, incluindo a exuberante Guiana Francesa, a paradisíaca Nova Caledônia, a vibrante Reunião, a encantadora Martinica, a pitoresca Polinésia Francesa e a cativante Guadalupe.