Categoria Saúde

Veja como exercícios físicos ajudam contra a depressão

Pesquisa destaca exercícios como arma contra depressão.

Uma equipe internacional de pesquisadores, composta por especialistas da Austrália, Espanha, Dinamarca e Finlândia, divulgou recentemente uma descoberta que reforça a eficácia dos exercícios na prevenção e tratamento da depressão. Em uma análise abrangente de 218 estudos envolvendo 14.170 participantes, os pesquisadores identificaram que atividades como caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança se destacam como poderosas armas contra essa doença debilitante.

“Os exercícios físicos não apenas desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde física, mas também têm um impacto importante na saúde mental, especialmente no caso da depressão”, afirma o psiquiatra Ricardo Feldman, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

A pesquisa mostrou que atividades físicas intensas liberam neurotransmissores, como endorfina e dopamina, que promovem o bem-estar, controlam o humor e combatem a ansiedade. Além disso, essas práticas têm efeitos anti-inflamatórios e estimulam processos neurobiológicos que incluem a produção de novos neurônios e a redução do estresse oxidativo.