Categoria Sustentabilidade

Grupo cria cadeira feita somente com lixo plástico dos rios

Grupo indonésio cria cadeiras com 30 kg de plástico retirado dos rios.

A Sungai Watch, uma organização sem fins lucrativos da Indonésia, tem trabalhado intensamente nos últimos três anos para limpar os rios do país. Desde sua criação, a organização instalou 270 barreiras flutuantes e coletou mais de 1,8 milhão de quilogramas de plástico. O material mais coletado são sacolas plásticas, com mais de 305 mil unidades evitadas de chegar aos oceanos.

Para lidar com o excesso de plástico, a Sungai Watch, através do seu estúdio de design Sungai Design, começou a transformar os resíduos em produtos úteis. A inovação resultou em uma cadeira chamada “Ombak”, que significa onda em indonésio, destacando o compromisso da marca em limpar rios e oceanos. Cada cadeira é produzida com 30 kg de plástico reciclado e cerca de 2 mil sacolas, transformadas em placas duráveis através de um processo de trituração e prensagem térmica.

O design da cadeira foi desenvolvido em colaboração com o designer americano Mike Russek. Utilizando a tecnologia CNC, os painéis da cadeira são esculpidos para minimizar o uso de material e evitar sobras. Segundo o site da Sungai Design, a peça é descrita como uma “obra de arte moderna” e projetada para ambientes internos, embora possa ser usada ao ar livre devido à sua durabilidade.