Categoria Saúde

Sancionada lei para transporte de órgãos em aviões comerciais

A nova lei obriga a reserva de vagas e espaço em aviões comerciais para o transporte de órgãos e tecidos, fortalecendo o sistema de transplantes no Brasil.

Na última terça-feira (21), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou o Projeto de Lei nº 2288/2015. Este projeto torna obrigatória a reserva de vagas e espaço para o transporte de itens destinados a transplantes e tratamento de órgãos nas aeronaves comerciais. A cerimônia contou com a presença de autoridades, incluindo os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Importância do Transporte Aéreo

Desde 2001, as empresas aéreas no Brasil realizam o transporte gratuito de órgãos e tecidos para transplante. Este serviço é fruto de um acordo de cooperação entre o governo federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Jurema Monteiro, presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), destacou o papel social da aviação comercial brasileira durante a cerimônia de sanção da lei.

Dados sobre o Transporte de Órgãos

Nos últimos dez anos, as companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente 64,4 mil itens para transplantes. Somente em 2023, foram transportados 5.820 itens, demonstrando a importância e a eficácia deste serviço para o Sistema Único de Saúde (SUS), que possui um dos maiores programas de transplante de órgãos do mundo.