Categoria Economia

Dia dos Namorados: otimismo em 73% dos bares e restaurantes do Ceará

Bares e restaurantes do Ceará esperam aumento de até 30% nas vendas neste Dia dos Namorados, buscando rompimento para as dívidas acumuladas.

Para o Dia dos Namorados deste ano, três em cada quatro bares e restaurantes do Ceará esperam um aumento no faturamento em relação ao ano passado. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revela que 73% dos entrevistados estão otimistas, com 71% deles esperando um incremento de até 30% nas vendas.

Desafios do setor de alimentação

O cenário atual dos bares e restaurantes no Ceará ainda é desafiador. De acordo com a Abrasel, 38% dos estabelecimentos não conseguiram ajustar seus preços nos últimos 12 meses, enquanto 52% ajustaram conforme ou abaixo da inflação. Apenas 10% conseguem ajustar os preços acima da inflação, o que demonstra as dificuldades enfrentadas pelo setor.

Endividamento de bares e restaurantes

A inflação alta e a manutenção dos preços levaram muitos bares e restaurantes a acumularem dívidas. Atualmente, 43% das empresas têm dívidas em atraso. Dentre esses, 80% são impostos federais, 67% estaduais, 33% têm empréstimos bancários, 40% estão em débitos com encargos trabalhistas e previdenciários, 33% devem por serviços públicos (água, gás, energia elétrica), 33% estão com taxas Municipais em atraso, 17% têm dívidas com fornecedores de insumos, e 30% estão com o aluguel atrasado.