Categoria Educação

Lilia Schwarcz reforça protagonismo feminino na ABL; veja trajetória

Descubra como Lilia Schwarcz reforça o protagonismo feminino na ABL.

Na noite da última sexta-feira (14/6), a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL). A cerimônia realizou-se no Petit Trianon, sede da instituição no Centro do Rio de Janeiro. Lilia é, atualmente, a 11ª mulher a ser agraciada com o título de imortal da ABL. Com isso, ela ocupa a Cadeira 9, anteriormente pertencente ao historiador Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro de 2023.

A eleição de Lilia Schwarcz, ocorrida em março deste ano com 24 dos 38 votos possíveis, marca um importante avanço no protagonismo feminino dentro da ABL. De tal maneira, dos 40 membros que compõem a instituição, apenas cinco são mulheres: Schwarcz, Fernanda Montenegro, Rosiska Darcy de Oliveira, Ana Maria Machado e Heloisa Teixeira.

Contribuições acadêmicas e profissionais de Lilia Schwarcz

Lilia Schwarcz, de 66 anos, é professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e visiting professor na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Seu trabalho acadêmico é focado nas estruturas raciais, escravidão e período imperial brasileiro. Ao longo de sua carreira, Lilia publicou mais de 30 livros. Destacam-se obras como “As Barbas do Imperador”, “O Sol do Brasil” e “Brasil: uma biografia”, que lhe renderam diversos prêmios, incluindo o Prêmio Jabuti.