Categoria Saúde

Benefícios dos exercícios físicos durante a gravidez

Exercícios físicos na gravidez são essenciais para a saúde da mãe e do bebê, prevenindo ganho de peso excessivo e doenças gestacionais.

A prática de exercícios físicos é vital para manter uma vida saudável e, durante a gravidez, essa recomendação torna-se ainda mais importante. Embora algumas gestantes tenham receio de que os exercícios possam prejudicar a gestação, na verdade, essa prática traz diversos benefícios para a mãe e o bebê.

Segundo Bruno Teixeira, professor de educação física da Universidade Veiga de Almeida (UVA), os exercícios físicos ajudam a controlar o ganho de peso durante a gravidez, evitando que seja excessivo. “O ganho excessivo de peso da mãe pode aumentar os riscos em cesarianas, além de resultar em bebês grandes para a idade gestacional, o que pode complicar o parto e ser prejudicial para a saúde do recém-nascido. Bebês que nascem com mais de 4kg têm maior probabilidade de desenvolver obesidade, problemas cardiovasculares e diabetes. Gestantes que se exercitam reduzem em até 61% o risco de obesidade nos bebês”, afirma o especialista.

Controle de Peso Durante a Gestação

A recomendação geral é que as gestantes ganhem cerca de 1,6 kg no primeiro trimestre e aproximadamente 400 gramas por semana nos trimestres seguintes. Para gestantes com obesidade, o ideal é não ganhar peso no primeiro trimestre para evitar riscos de ganho excessivo de peso no bebê. No entanto, dados indicam que 50% das gestantes ultrapassam essas orientações.