Categoria Educação

RioHarpFestival 2024 celebra harpas e homenageia a África

O 19º RioHarpFestival, em duas etapas, traz artistas de 22 países ao Rio de Janeiro, destacando a harpa e homenageando a África.

O RioHarpFestival, um evento gratuito que já é tradição no Rio de Janeiro, chega à sua 19ª edição com uma novidade: este ano, o festival ocorrerá em duas etapas para atender à grande demanda de público e artistas. O evento, idealizado por Sergio da Costa e Silva, terá sua primeira fase de 1º a 31 de julho, enquanto a segunda acontecerá de 1º a 30 de setembro. Trinta artistas de 22 países estarão presentes, proporcionando uma experiência musical única.

Parte do projeto Música no Museu, que há 27 anos promove apresentações musicais gratuitas em diversos locais do Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil, o RioHarpFestival se destaca pela variedade de sua programação. Em 2022, o Música no Museu foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal.

Programação e Fusão Cultural

O festival apresenta uma rica programação que abrange desde a harpa tradicional até instrumentos como o koto japonês e diversas harpas africanas, árabes e indianas. As performances incluem fusões entre músicos internacionais e jovens talentos das comunidades cariocas, criando uma atmosfera de aprendizado e intercâmbio cultural. “Nossa intenção é proporcionar apresentações que sejam interessantes e envolventes para o público, combinando harpa com orquestra, piano e coral”, explicou Sergio da Costa e Silva.