Categoria Turismo

Empresário brasileiro lança museu de porcelana chinesa em Portugal

Conheça o museu de porcelana chinesa em Portugal de Renato de Albuquerque.

O empresário brasileiro Renato de Albuquerque, cofundador do renomado empreendimento Alphaville, está prestes a inaugurar um museu em Portugal dedicado à sua vasta coleção de porcelana chinesa. A coleção, composta por aproximadamente 2.500 peças, é avaliada entre 120 milhões e 150 milhões de euros e será abrigada pela Albuquerque Foundation, uma instituição 100% privada.

O museu será localizado na Quinta de São João, na região do Linhó, em Sintra, a cerca de 40 minutos de Lisboa. A propriedade histórica, que já serviu como segunda residência da família Albuquerque, está passando por um retrofit arquitetônico liderado pelo carioca Thiago Bernardes. Além da restauração da casa centenária, um novo pavilhão foi construído para exposições temporárias. A direção do museu estará sob o comando de Jacopo Crivelli Visconti, ex-curador da 34ª Bienal Internacional de São Paulo.

Envolvimento brasileiro no museu

Além de Albuquerque, diversos brasileiros estão envolvidos no projeto. Mariana Teixeira de Carvalho, neta do empresário e residente em Londres, é a cofundadora e presidente do conselho da fundação. Com uma carreira no mundo das artes, ela busca transformar a fundação em um destino cultural.