Categoria Educação

Manto Tupinambá retorna ao Brasil após séculos na Dinamarca

Manto Tupinambá volta ao Brasil após séculos na Dinamarca. Museu Nacional anuncia apresentação em breve.

O Museu Nacional confirmou na última quinta-feira (11) o retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, após permanecer na Dinamarca desde o século 17. A peça será exibida nas próximas semanas, em uma data a ser anunciada.

De acordo com a instituição, todas as medidas necessárias foram tomadas para garantir a conservação do manto, que é considerado sagrado pelos povos indígenas. “Após a adoção de todos os procedimentos necessários para a perfeita conservação da peça, tão importante e sagrada para nossos povos originários, apresentaremos o manto à sociedade”, afirmou o Museu Nacional em nota.

História

O Manto Tupinambá é uma vestimenta de 1,80 metro, confeccionada com penas vermelhas de guará sobre uma base de fibra natural. A peça foi levada ao Museu Nacional da Dinamarca em 1689, e acredita-se que tenha sido produzida quase um século antes. Além do valor estético e histórico, a devolução do manto simboliza um resgate importante para a memória do povo tupinambá, que vê no artefato uma conexão direta com os ancestrais e tradições culturais.