Categoria Educação

Conheça o legado de Sérgio Cabral, ícone do jornalismo e do samba

Explore a vida e o legado de Sérgio Cabral, o jornalista que transformou o samba carioca.

Morto no último domingo (14), aos 87 anos, devido a complicações de um enfisema pulmonar, o jornalista Sérgio Cabral Santos, conhecido simplesmente como Sérgio Cabral, deixou um legado marcante. Internado por vários meses na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral teve o corpo cremado ontem (15) no Cemitério Memorial do Carmo, localizado no Caju, zona portuária da capital fluminense. Ele era pai do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Legado jornalístico e literário de Sérgio Cabral

Nascido em 1937 na zona norte do Rio de Janeiro, Cabral iniciou sua carreira como repórter do Diário da Noite. Foi um dos fundadores do jornal O Pasquim e escreveu biografias de importantes figuras da música brasileira. Sua obra mais conhecida, “As Escolas de Samba do Rio de Janeiro”, publicada em 1974 e relançada em 1996, é considerada a bíblia do carnaval carioca. Cabral também atuou como compositor e produtor musical, contribuindo para a cultura do samba.

Contribuições para a cultura popular brasileira

Marquinhos de Oswaldo Cruz, cantor, compositor e um dos idealizadores da Feira das Yabás, destacou a importância de Sérgio Cabral na promoção da cultura do samba e do subúrbio carioca. Marquinhos relembra emocionado a dedicação de Cabral em valorizar figuras importantes, mas muitas vezes esquecidas, da cultura popular.