Categoria Educação

Monólogo de Claudia Abreu sobre biografia de Virginia Woolf chega ao Recife

Descubra o monólogo de Claudia Abreu sobre Virginia Woolf e compre seus ingressos agora.

A vida e a obra de Virginia Woolf (1882-1941) servem como base para o monólogo “Virginia”, primeiro solo teatral da atriz Claudia Abreu. O espetáculo resulta de um intenso processo de pesquisa e experimentação que durou mais de cinco anos, marcando também a estreia de Claudia como autora teatral. Após estrear em julho de 2022, em São Paulo, a peça já foi assistida por mais de 40 mil pessoas pelo Brasil. No Recife, “Virginia” será apresentada nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024, no Teatro do Parque, com ingressos disponíveis na Sympla.

Explorando a biografia de Virginia Woolf

Na peça, Virginia Woolf revisita momentos importantes de sua vida, revelando sua paixão pelo conhecimento, a convivência com os amigos intelectuais do grupo Bloomsbury, seus afetos e dores, além de seu processo criativo. A estrutura do texto utiliza o recurso literário mais característico de Woolf: a alternância de fluxos de consciência, que dá vida às vozes reais ou fictícias sempre presentes em sua mente.

Para Claudia Abreu, o formato do monólogo foi uma escolha natural. “Todas as vozes estão dentro dela. Eu nunca quis estar sozinha no palco, sempre gostei da interação cênica com outros colegas, mas a personagem me impeliu para isso”, explica a atriz. O processo criativo de Claudia se desenvolveu através de improvisações ao longo dos últimos anos, especialmente durante a pandemia.