Categoria Inovação

Jogo desenvolvido por pesquisadora ajuda no tratamento de Parkinson

Um estudo cheio de inovação e tecnologia tem oferecido ajuda no tratamento a pacientes com…

Um estudo cheio de inovação e tecnologia tem oferecido ajuda no tratamento a pacientes com Parkinson. A doutoranda em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Luanne Cardoso Mendes, criou um inovador jogo digital chamado RehaBEElitation. Desenvolvido em colaboração com a Université de Lorraine, na França, o RehaBEElitation se destaca por integrar tecnologia e jogos na abordagem terapêutica para a doença de Parkinson, uma condição caracterizada por tremores e dificuldades motoras. 

Como o jogo ajuda no tratamento 

O RehaBEElitation é um jogo terapêutico onde os pacientes controlam os movimentos de uma abelha utilizando uma luva equipada com sensores táteis. O objetivo é realizar atividades como polinizar flores, alimentar larvas e coletar néctar, tarefas que são alinhadas com os movimentos avaliados pela Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS). Esse design é intencionalmente desenvolvido para refletir os movimentos necessários na avaliação clínica, como abrir e fechar as mãos, além de flexionar e estender os dedos.  

 O jogo utiliza um sensor inercial para captar os sinais de tremores durante a interação do usuário e armazena esses dados em um banco de dados. Os profissionais de saúde podem então analisar essas informações para ajustar o tratamento de cada paciente, permitindo diagnósticos mais precisos e ajustes de medicação conforme necessário.