Categoria Cotidiano

Menina com AME Recebe Zolgensma em Recife

Maria Helena, uma menina que vive com Atrofia Muscular Espinhal (AME), recebeu recentemente uma dose…

Maria Helena, uma menina que vive com Atrofia Muscular Espinhal (AME), recebeu recentemente uma dose do Zolgensma, o medicamento mais caro do mundo, com um custo estimado de R$ 6 milhões. A pequena paciente de dois anos venceu uma das doenças mais raras do mundo após quase 20 dias de tratamento em Recife.  

A AME é uma doença degenerativa que afeta a produção de uma proteína essencial para a vida dos neurônios motores responsáveis por gestos vitais simples como respirar, engolir e se mover.  O tratamento corrige este processo genético que acomete mais de 1500 pessoas no Brasil, Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal. O medicamento é recomendado para crianças até dois anos de idade com foco na regressão total dos sintomas, pois pacientes acima desta idade podem encarar sequelas mesmo com o tratamento. 

O Impacto do Zolgensma 

A aplicação do Zolgensma representa um avanço significativo para Maria Helena, cujo tratamento foi garantido por meio de uma decisão judicial. A família enfrentou uma batalha legal para assegurar a medicação antes que a criança completasse 2 anos, idade limite para o uso do medicamento.