Categoria Cotidiano

Unesco declara Via Ápia patrimônio cultural

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) deu o título…

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) deu o título de “patrimônio cultural” à Via Ápia, na Itália, nesta semana. A estrada de pedras, datada do século 4 a.C., corta o país por 800 km, ligando Roma a cidades mais ao leste, até chegar ao porto sul de Brindisi.  

Conhecida como a “rainha das estradas de longa distância” (do latim ‘longarum regina viarum’), a história da Via Ápia começou em 312 a.C. Na ocasião, o censor romano Ápio Cláudio Ceco, que dá nome à via, ordenou a construção do primeiro trecho, da capital até a cidade de Cápua. Antes da Via Ápia, as estradas romanas levavam apenas à região central da Etrúria, próxima ao que é hoje a Toscana.   

Importância estratégica e engenharia 

A Via Ápia desempenhou um papel crucial na expansão do Império Romano, permitindo o avanço militar em direção à Ásia Menor e facilitando o crescimento das cidades e novos assentamentos. O acesso fácil às regiões comerciais impulsionou a produção agrícola e seu escoamento, contribuindo significativamente para a economia do império.