Categoria Saúde

Descubra uma dieta que fortalece a memória e protege o cérebro

Descubra como uma dieta saudável pode melhorar sua memória e reduzir o risco de demência.

A relação entre alimentação e saúde do cérebro tem sido amplamente estudada, e um novo estudo apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer (AAIC) 2024, nos Estados Unidos, traz insights importantes sobre como uma dieta para a memória pode reduzir o risco de demência. Substituir a carne vermelha processada por nozes, feijão ou tofu diariamente pode diminuir em 20% o risco de demência associado à proteína animal industrializada, como bacon e salames.

A relação entre a saúde do cérebro e uma dieta balanceada para a memória

A pesquisa, conduzida por uma equipe da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan e do Hospital Brigham and Women’s, acompanhou mais de 130 mil pessoas ao longo de quatro décadas. Os resultados mostraram que quando a carne vermelha processada representa 1/4 da alimentação diária, o risco de demência é 14% maior em comparação a uma ingestão inferior a 1/10. Cada porção extra desse tipo de comida foi associada a um envelhecimento cognitivo adicional de 1,6 anos e uma diminuição de 1,69 anos na memória verbal.

Heather M. Snyder, vice-presidente de relações médicas e científicas da Alzheimer’s Association, afirmou que a prevenção da doença de Alzheimer e outras formas de demência é um foco importante, incentivando uma dieta mais saudável e menos processada.