Categoria ESG

Pnud lidera iniciativa para normas de sustentabilidade empresarial

Novos Centros de Sustentabilidade do Pnud transformarão práticas empresariais.

A sustentabilidade empresarial está ganhando impulso global com uma nova iniciativa liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Em colaboração com a Global Reporting Initiative (GRI), o GSG Impact, a IFRS Foundation e a International Organization for Standardization (ISO), o Pnud busca estabelecer centros de divulgação e gestão de sustentabilidade (SDMHs) para apoiar a adoção de padrões internacionais de sustentabilidade e ESG (ambiental, social e governança).

Sustentabilidade empresarial e a expansão de parcerias para normas ESG

A nova iniciativa expande a parceria existente entre o Pnud e o Conselho Internacional de Padrões de Sustentabilidade (ISSB) da IFRS Foundation, inicialmente lançada na COP27 em 2022. Essa colaboração visa a criação de SDMHs para facilitar a adoção de padrões de divulgação e gestão de sustentabilidade, incluindo IFRS S1 e IFRS S2, normas GRI e padrões de gestão desenvolvidos pela ISO e pelo próprio Pnud.

Nesse sentido, esse ano os SDMHs iniciarão projetos-piloto em seis economias emergentes e em desenvolvimento na América Latina e Caribe, África e Ásia. Esses projetos focarão na capacitação, desenvolvimento nacional, orientação para bolsas de valores e elaboração de regulamentações específicas para cada região. A execução desses projetos será em colaboração com os membros da Rede de Centros Financeiros para Sustentabilidade do Pnud (FC4S). Em 2025, a iniciativa será ampliada para mais oito países, totalizando 14 nações envolvidas no programa.