Categoria Cotidiano

PopRuaJud: iniciativa do CNJ para garantir acesso à Justiça a pessoas vulneráveis

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lança o PopRuaJud, um programa inovador destinado a garantir que pessoas em situação de rua.

O acesso à Justiça é um direito fundamental garantido pela Constituição Brasileira. No entanto, a realidade enfrenta desafios significativos, especialmente para a população em situação de rua, que muitas vezes tem dificuldade em acessar serviços essenciais e garantir seus direitos básicos. Em resposta a essas dificuldades, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o PopRuaJud, um programa inovador destinado a garantir que pessoas em situação de rua tenham acesso pleno e eficiente ao sistema jurídico.  

Para destrinchar o tema, o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região, Antônio Parente concedeu entrevista com exclusiva ao Portal Economic News Brasil. Leia a entrevista na íntegra e confira abaixo os principais pontos do projeto.  

Objetivos do PopRuaJud    

De acordo com a resolução aprovada pelo CNJ, o PopRuaJud tem vários objetivos centrais. Entre eles está assegurar o amplo acesso à justiça para pessoas em situação de rua, levando em conta a heterogeneidade desta população e os diversos aspectos de vulnerabilidade. O programa também visa monitorar o andamento e a solução das ações judiciais relacionadas, propor melhorias normativas para os processos judiciais e promover o levantamento de dados estatísticos essenciais. Além disso, o PopRuaJud busca estimular a adoção de medidas preventivas para evitar futuras dificuldades.