Categoria Sustentabilidade

Sustentabilidade agrícola: como insetos ajudam na produção de alimentos

Como insetos polinizadores impulsionam a produtividade agrícola e garantem a sustentabilidade.

A sustentabilidade agrícola depende de diversos fatores, e entre eles, o papel dos insetos polinizadores se destaca. Esses pequenos agentes naturais são responsáveis por uma parcela da produtividade agrícola, garantindo que alimentos essenciais cheguem à mesa de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Sustentabilidade agrícola: a interdependência entre insetos e agricultura

Segundo dados da Embrapa, cerca de 75% dos cultivos agrícolas dependem diretamente dos polinizadores, como as abelhas. A soja, por exemplo, um dos principais produtos da balança comercial brasileira, tem sua produtividade aumentada em até 17% graças à presença desses insetos, sem a necessidade de expandir áreas de plantio ou utilizar mais recursos naturais.

Há duas décadas, a pesquisadora Marlucia Martins se mudou para a Ilha de Mosqueiro, no Pará, onde observava a abundância de “jacintas” ou “lavadeiras”, insetos que desempenhavam um papel vital no controle de pragas e na polinização. Com o passar dos anos, devido às mudanças climáticas e à ação humana, essas espécies começaram a desaparecer, levando a um desequilíbrio ecológico perceptível até mesmo no jardim de sua casa. Esse fenômeno é apenas um exemplo de como a redução das populações de insetos pode ter implicações devastadoras para a agricultura e, consequentemente, para a economia.