Categoria Carreira Profissional

CNU: prova neste domingo e mudanças para 2025

Governo avalia nova edição do CPNU em 2025 com mais de 7 mil vagas. Esther Dweck confirma a possibilidade e os próximos passos.

Faltando apenas três dias para a aplicação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, revelou que o Governo Federal está considerando a realização de uma segunda edição do concurso em 2025. A expectativa é de que a nova prova possa ocorrer em agosto do próximo ano, com a decisão final sendo anunciada até março de 2025. 

Em um bate-papo para esclarecer os detalhes finais para os candidatos, Dweck ressaltou a importância de avaliar o andamento do concurso atual antes de confirmar a nova edição. “Nossa ideia seria no ano que vem, mas a gente ainda não tem essa decisão, vamos fazer o balanço e no segundo semestre tomar essa decisão para até o início do ano que vem, se tiver um novo a gente anunciar e publicar o edital”, explicou a ministra.  

CNU neste domingo: logística e participação  

O Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos“, contará com mais de 2 milhões de inscritos, que disputarão 6.640 vagas em 21 órgãos federais. A aplicação das provas está marcada para o próximo domingo, 18 de agosto, em 3.647 locais distribuídos em 72.041 salas. A maior parte dos candidatos (94,6%) realizará a prova a até 100 km de sua residência.