Categoria Sustentabilidade

Nova espécie de árvore frutífera é descoberta em Maricá, RJ

Siphoneugena carolynae, nova espécie frutífera encontrada em Maricá, destaca a importância da preservação da Mata Atlântica.

Uma nova espécie de árvore frutífera, denominada Siphoneugena carolynae, foi recentemente descoberta no Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia, em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A espécie, que é uma “parente próxima” das jabuticabeiras, foi identificada pelos pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), Thiago Fernandes e João Marcelo Braga. A descoberta destaca a riqueza ainda pouco explorada da flora da Mata Atlântica e reforça a importância da conservação de áreas naturais protegidas.

Com cerca de 7 metros de altura, a Siphoneugena carolynae é, até o momento, única no mundo. “É a 13ª espécie do gênero Siphoneugena conhecida até hoje. Coletamos os frutos ainda verdes e, embora não conheçamos os frutos maduros, acreditamos que sejam semelhantes às jabuticabas (gênero Plinia), devido à proximidade genética”, explicou Thiago Fernandes em comunicado divulgado pelo JBRJ.

A região de Itaocaia não é estranha ao interesse científico. Desde o século 19, naturalistas renomados, como Charles Darwin, exploraram a área. Darwin, que visitou a região em 1832 e se hospedou na histórica Fazenda Itaocaia, provavelmente passou perto do local onde a nova espécie foi encontrada. Essa conexão histórica sublinha a relevância da área para a biodiversidade global.