Categoria Inovação

Tecnologia de IA da Embrapa promete reduzir desperdício na irrigação

Irrigação inteligente com IA: veja como a Embrapa busca transformar a agricultura brasileira.

A Embrapa Agroindústria Tropical (CE) está à frente de uma inovação que promete transformar, com IA, o manejo da irrigação no Brasil. A instituição desenvolveu um dispositivo autônomo de baixo custo, capaz de monitorar o estresse hídrico das plantas por meio da inteligência artificial. Esse avanço pode beneficiar diretamente médios e pequenos agricultores, proporcionando um manejo de irrigação mais eficiente e preciso.

Irrigação com IA: como funciona o dispositivo?

O novo dispositivo da Embrapa utiliza IA para analisar dados coletados em tempo real, como radiação solar, umidade do ar e temperatura das folhas. Com esses dados, o sistema identifica o nível de hidratação das plantas e, em caso de necessidade, aciona automaticamente os sistemas de irrigação. Essa automação promete reduzir custos, otimizar o uso de água e mitigar os impactos ambientais causados pelo desperdício de recursos hídricos.

O sistema de sensoriamento é composto por três principais dispositivos: o sensor de temperatura das folhas, o psicrômetro aspirado e o piranômetro. O sensor de temperatura utiliza termistores de vidro para medir a temperatura das folhas em comparação com a temperatura do ar e a umidade, com dados coletados a cada minuto. Esses dados são transmitidos via LoRa, um protocolo de radiofrequência de baixo consumo de energia, para um servidor central.