Categoria Solidariedade

Hospital Infantil Sabará promove cuidado com programa de voluntariado

Voluntariado hospitalar infantil: humanize cuidados e faça a diferença na vida das crianças.

O ambiente hospitalar muitas vezes é visto como hostil, especialmente para as crianças. As paredes brancas, os equipamentos médicos e o próprio clima do hospital podem gerar medo e ansiedade. Pensando nisso, o Hospital Infantil Sabará desenvolveu um programa de voluntariado. O objetivo do programa é humanizar o atendimento pediátrico, oferecendo um ambiente mais acolhedor e menos intimidador para os pequenos pacientes.

Voluntariado hospitalar infantil: um programa integrado

A Rede de Humanização do Hospital Infantil Sabará é composta por profissionais de Psicologia, Enfermagem, Hospitalidade. Além disso, fazem parte parceiros externos, como o grupo musical Saracura, o grupo de atores Pronto Sorrir e a Associação Viva e Deixe Viver. O programa de voluntariado, que integra essa rede, tem como principal missão transformar a experiência das crianças hospitalizadas. Isso ajuda a reduzir o estresse e o medo por meio de brincadeiras, contação de histórias e outras atividades lúdicas.

A origem do voluntariado no Hospital Infantil Sabará

O programa de voluntariado do Hospital Infantil Sabará teve início em 2012, idealizado pelo Dr. José Luiz Egydio Setúbal, presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES). Inspirada em outras instituições de referência, como o Hospital Darcy Vargas e o Hospital Sírio-Libanês, a Dra. Sandra Mutarelli Setúbal, diretora do FJLES, estruturou o programa. A partir daí, surge uma ação cujo foco se dá em atividades que permitem às crianças hospitalizadas resgatar sua identidade através da brincadeira.