Categoria Saúde

Semaglutida pode ajudar no tratamento de doença de pele crônica

Um estudo apresentado nesta quarta-feira (25) no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia…

Um estudo apresentado nesta quarta-feira (25) no Congresso da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (EADV) 2024 revelou uma nova aplicação promissora da semaglutida. Conhecida por seu uso no tratamento de obesidade e diabetes tipo 2, essa substância também mostrou resultados positivos na redução de sintomas da hidradenite supurativa (HS), uma doença de pele crônica e inflamatória.

A pesquisa, conduzida entre junho de 2020 e março de 2023, acompanhou 30 pacientes obesos, sendo 27 mulheres e três homens, com média de idade de 42 anos. Eles receberam doses semanais de 0,8 mg de semaglutida durante cerca de oito meses. Além da perda de peso, os resultados indicaram uma melhora no controle da HS. A frequência das crises da doença caiu de uma vez a cada 8,5 semanas para uma vez a cada 12 semanas.

O impacto no bem-estar dos pacientes também foi bom. A qualidade de vida, avaliada pelo Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI), melhorou consideravelmente, passando de 13/30 para 9/30. Os índices de massa corporal (IMC) e peso dos pacientes também apresentaram redução, com um terço deles perdendo mais de 10 kg.