Categoria Saúde

Cientistas revertem diabetes tipo 1 com transplante de células-tronco

Cientistas chineses reverteram a diabetes tipo 1 em uma paciente usando transplante de células-tronco. A paciente está sem insulina há um ano.

Cientistas deram um grande passo na medicina ao reverter a diabetes tipo 1 em uma paciente através de um transplante de células-tronco. O estudo, publicado na última quarta-feira (25) na revista científica Cell, destaca que a paciente, uma mulher de 25 anos, está há um ano sem a necessidade de suplementação de insulina. Este marco pode abrir caminhos para novos tratamentos da doença.

Pacientes com diabetes tipo 1 enfrentam uma condição autoimune, onde o próprio corpo ataca as ilhotas pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina. Como consequência, é preciso repor esse hormônio e monitorar os níveis de glicose no sangue.

Inovação na técnica do transplante

Para o procedimento, os cientistas extraíram células-tronco de três pacientes com diabetes tipo 1 e as reverteram para um estado pluripotente, em que podem se transformar em qualquer célula do corpo. Com uma técnica inovadora, os pesquisadores desenvolveram grupos 3D de ilhotas pancreáticas.