Categoria Inovação

IA inova medicina com relógio e curativo regenerativo

Relógio que previne doenças e curativo para corações infartados mostram como a inteligência artificial revoluciona a medicina.

O avanço da inteligência artificial (IA) na medicina está transformando a saúde preventiva e regenerativa. No maior laboratório de IA da América Latina, localizado na Unicamp, pesquisadores estão desenvolvendo tecnologias que prometem identificar problemas de saúde antes mesmo que eles ocorram. Entre essas inovações, destacam-se o relógio inteligente, capaz de monitorar sinais vitais em tempo real, e o desenvolvimento de um curativo inovador para regenerar tecidos cardíacos após infartos.

IA em relógio inteligente na saúde preventiva

Uma das inovações é o relógio inteligente que interpreta dados como batimentos cardíacos, pressão arterial e níveis de açúcar no sangue. Esse dispositivo possibilita ao paciente monitorar sua saúde e, em alguns casos, identificar problemas antes mesmo que um médico o faça.

Anderson Rocha, coordenador do laboratório de inteligência artificial da Unicamp, explica que a IA é capaz de analisar sinais fisiológicos do corpo humano para indicar a necessidade de intervenção médica precoce. “Identificamos manifestações no corpo que podem nos ajudar a encaminhar o paciente para especialistas o quanto antes”, detalha Rocha.