Categoria Saúde

Aedes aegypti: elimine os focos do mosquito em 10 minutos

Campanha do Ministério da Saúde incentiva população a dedicar 10 minutos por semana para combater criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (8), uma nova campanha nacional de conscientização para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Além disso, a ação tem como objetivo reduzir o número de casos e mortes relacionados a essas doenças durante o próximo período sazonal. A campanha será veiculada nos canais digitais do ministério a partir de hoje e, já a partir desta quarta-feira (9), estará também em emissoras de TV aberta, rádio e locais de grande circulação em todo o país.

Com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”, o foco principal da campanha é alertar a população sobre a importância de dedicar apenas 10 minutos por semana para eliminar os focos do mosquito. O Ministério da Saúde recomenda a remoção de criadouros como recipientes com água parada, principal ambiente de proliferação do Aedes aegypti.

Mobilização nacional e divulgação contra o Aedes aegypti

A campanha será amplamente divulgada por meio de diferentes mídias, como internet, TV, rádio, carros de som e pontos de grande circulação. A ideia é atingir o maior número possível de pessoas e conscientizá-las sobre a importância de ações preventivas. Além disso, a iniciativa orienta a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce, os riscos da automedicação e a localização de postos para atendimento.