Categoria Saúde

Anvisa autoriza testes da vacina LepVax contra hanseníase

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na segunda-feira (14/10), o início dos testes…

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na segunda-feira (14/10), o início dos testes clínicos da LepVax, a primeira vacina desenvolvida especificamente para combater a hanseníase. Sob a coordenação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e patrocinada por Bio-Manguinhos/Fiocruz, a pesquisa traz novas perspectivas para o enfrentamento de uma doença que ainda afeta milhares de pessoas no Brasil.

Fiocruz: tradição e inovação no combate à hanseníase

Com uma extensa trajetória em pesquisas e assistência na área, a Fiocruz foi escolhida para liderar o ensaio clínico. O Brasil é o segundo país com maior número de casos de hanseníase no mundo, atrás apenas da Índia. Entre 2014 e 2023, foram notificados quase 245 mil novos casos no território brasileiro, com 22.773 diagnósticos apenas no ano passado.

A hanseníase é uma doença infecciosa que pode causar danos permanentes, especialmente nos nervos, se não for tratada precocemente. A criação de uma vacina específica é um passo fundamental na prevenção, uma vez que a imunização atual com a vacina BCG oferece proteção limitada e é voltada para grupos de maior risco.