Categoria Cotidiano

Trabalho infantil teve queda de 14,6% em 2023, diz IBGE

O trabalho infantil caiu 14,6% no Brasil em 2023, segundo o IBGE. Ainda persistem desigualdades regionais e raciais. Saiba mais.

Em 2023, o Brasil registrou uma redução no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país contabilizou 1,607 milhão de jovens de 5 a 17 anos nessa condição.

O cenário do trabalho infantil no Brasil

Segundo a pesquisa, 1,852 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos estavam envolvidos em atividades ou na produção para o próprio consumo. Desses, 1,607 milhão estavam oficialmente em situação de trabalho infantil. A redução em 2023 foi expressiva, marcando uma recuperação em relação a 2022.

O conceito de trabalho infantil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define o trabalho infantil como qualquer atividade que seja perigosa ou prejudicial à saúde física, mental e social das crianças. Além disso, interfere no acesso à educação e no desenvolvimento saudável. No Brasil, a legislação proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.