Categoria Saúde

Estudo mostra que as pimentas mais ardidas fazem bem à saúde

Pesquisa revela benefícios das pimentas ardidas para a saúde. Capsaicina e outros compostos podem auxiliar no combate aos radicais livres

Uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas, que explora as propriedades da ardência das pimentas vermelhas, focou bastante na pimenta ardida. A pimenta dedo-de-moça, a mais utilizada no Brasil na produção de molhos, e a malagueta, a mais cultivada, foram alvo dos pesquisadores. Os resultados indicam que quanto maior a ardência, maiores os benefícios para a saúde. O estudo veio a público no programa Globo Repórter da última sexta-feira (18).

Por que a pimenta ardida possui benefícios para a saúde?

Os pesquisadores cortaram os frutos, separaram as sementes e trituraram cada um. Equipamentos avançados identificaram a forte presença de 11 compostos benéficos ao organismo, incluindo flavonoides e resveratrol, conhecidos por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam na neutralização de radicais livres e na prevenção do envelhecimento precoce das células.

Outro componente de destaque na pimenta ardida é a capsaicina, responsável pela picância das pimentas.