Categoria Solidariedade

Pessoas desaparecidas: Piracanjuba usa IA para atualizar retratos

Campanha da Piracanjuba usa IA para atualizar fotos de desaparecidos em embalagens, ampliando a rede de apoio e conscientização no Brasil.

A Piracanjuba lançou uma campanha que utiliza inteligência artificial para ajudar na busca por pessoas desaparecidas. Chamada de “Desaparecidos”, a campanha combina tecnologia e a experiência de um perito criminal para atualizar fotos de pessoas desaparecidas, mostrando como elas estariam hoje. Desenvolvida pela Ampfy em parceria com a Associação Mães da Sé, a ação traz um toque de modernidade ao conceito dos anos 80, quando fotos de desaparecidos eram impressas em caixas de leite nos Estados Unidos, e busca criar uma ampla rede de comunicação para auxiliar na localização dessas pessoas.

Uso de inteligência artificial para envelhecimento de fotos

A tecnologia de inteligência artificial é o pilar dessa campanha. Além de envelhecer as imagens, a IA também manipula retratos antigos para inseri-los em contextos do dia a dia, como se as pessoas desaparecidas estivessem vivenciando momentos cotidianos. Isso facilita a identificação e permite que as pessoas observem como esses indivíduos poderiam aparecer em situações atuais.