Categoria Inovação

Foto de cometa Tsuchinshan-Atlas impressiona no céu de Goiás

Físico Phablo Araújo registra foto incrível do cometa Tsuchinshan-Atlas em Goiás. A última vez que passou pela Terra foi há 80 mil anos.

Uma foto de cometa tirada em Goiás surpreendeu astrônomos e entusiastas. O físico e fotógrafo Phablo Araújo registrou o cometa Tsuchinshan-Atlas em Jataí, uma cidade no sudoeste goiano. O cometa, que passou próximo da Terra, teve sua cauda capturada em uma noite de céu limpo.

Phablo contou que o cometa possui uma cauda de 15 milhões de quilômetros e está se afastando da Terra a uma velocidade de 5 milhões de quilômetros por dia. Apesar disso, ele ainda será visível até o final do mês, o que dá tempo para novas observações.

Um cometa de 80 mil anos

O cometa Tsuchinshan-Atlas é raro. Segundo Phablo, a última vez que ele passou próximo da Terra foi há 80 mil anos. O físico explicou que escolheu a posição estratégica para minimizar a interferência da luz da cidade de Jataí, permitindo que a foto fosse possível. Ele se afastou para o anel viário da cidade, onde as condições eram ideais para capturar o fenômeno. “Com o céu limpo, o registro ficou perfeito”, comentou Phablo.