Categoria Cotidiano

Lavar o arroz realmente faz diferença? Entenda os prós e contras

Lavar o arroz reduz arsênio e microplásticos, mas não altera sua textura. Veja prós e contras para a saúde e segurança alimentar.

Lavar o arroz antes de cozinhar é uma prática comum em muitas culturas, com o objetivo de remover amido, impurezas e até substâncias indesejadas. O processo é recomendado principalmente para aqueles que precisam ficar menos pegajosos, como o arroz de grão longo, usado em pratos que requerem grãos soltinhos. A lavagem também pode remover poeira e pequenos resíduos resultantes do processamento, melhorando a qualidade do alimento.

Para algumas receitas, como risotos e paellas, a lavagem não é recomendada, pois o amido na superfície dos grãos contribui para a cremosidade desejada nesses pratos.

O que a ciência diz sobre a lavagem do arroz

Estudos recentes indicam que lavar o arroz não altera sua textura. Contrariando a ideia de que a lavagem reduz a pegajosidade, cientistas descobriram que a característica pegajosa vem da amilopectina, um tipo de amido que se libera durante o cozimento, e não do amido de superfície. Portanto, o tipo de arroz determina a pegajosidade, e a lavagem não a influencia.