Categoria Saúde

Novo esquema vacinal: Vacina da poliomielite passa a ser injetável

Brasil troca vacina da poliomielite em gotinhas pela versão injetável para crianças, garantindo mais segurança contra o vírus.

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra a poliomielite passará por uma mudança. O Ministério da Saúde substituirá as doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecidas como “gotinhas”, pela vacina injetável inativada da poliomielite (VIP). A decisão segue uma tendência global, visando maior segurança e eficácia na imunização.

Novo esquema vacinal para crianças

O novo esquema vacinal será exclusivo com a vacina injetável, protegendo as crianças de possíveis riscos associados à vacina oral. Agora, crianças menores de cinco anos receberão três doses da vacina injetável da poliomielite (VIP) aos 2, 4 e 6 meses, seguidas de um reforço aos 15 meses. Essa mudança representa um avanço nas estratégias de prevenção, garantindo que o Brasil continue sem casos de poliomielite há 34 anos.

Anteriormente, o esquema incluía as três doses da VIP e dois reforços com a vacina oral (VOPb), sendo um aos 15 meses e outro aos 4 anos. A substituição da VOPb pela VIP visa eliminar o risco, embora raro, de reativação do vírus vacinal, que poderia causar paralisia em não vacinados.