Categoria Saúde

Canabidiol melhora sintomas no tratamento do autismo, diz estudo

Canabidiol mostra-se eficaz no tratamento de jovens com autismo, reduzindo agressividade e melhorando a interação social, aponta estudo brasileiro.

Pesquisadores brasileiros descobriram que o uso do canabidiol (CBD) pode ser uma alternativa promissora no tratamento de jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Liderado por Jeanne Alves de Souza Mazza, neurologista infantojuvenil do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), o estudo trouxe à tona os efeitos positivos do canabidiol na redução de sintomas como irritabilidade, agressividade e dificuldades de comunicação.

Como o estudo foi realizado

A pesquisa, que será apresentada no Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil, envolveu 30 pacientes com idades entre 5 e 18 anos, todos diagnosticados com autismo de nível 2 ou 3. Os pesquisadores monitoraram e trataram os pacientes durante sete meses com o composto Nabix 10000, que contém 33 partes de CBD para 1 parte de tetraidrocanabinol (THC). Ao contrário de doses maiores usadas em tratamentos de epilepsia, os pesquisadores aplicaram doses menores, variando entre dois e três miligramas de canabidiol por quilo de massa corporal.