Categoria Inovação

Tratamento do Alzheimer pode avançar com novo composto

Pesquisadores descobrem composto natural que pode ajudar no tratamento do Alzheimer, retardando o avanço da doença. Estudos ainda estão em fase inicial.

Pesquisadores da Universidade de Sevilha, na Espanha, e da Universidade de Kent, no Reino Unido, fizeram uma descoberta promissora no tratamento do Alzheimer. O carotenoide fitoeno, um composto encontrado em plantas e animais, demonstrou potencial para retardar o avanço da doença e aumentar a longevidade em estudos iniciais. O Alzheimer é uma condição neurodegenerativa associada à formação de placas amiloides, que causam a paralisia progressiva do cérebro. Esse novo tratamento do Alzheimer, ainda em fase laboratorial, pode ser um marco na luta contra a doença.

O papel do fitoeno no Alzheimer

Os pesquisadores utilizaram o nematoide Caenorhabditis elegans como modelo na pesquisa biomédica. A equipe de pesquisadores observou que o fitoeno, extraído de microalgas, aumentou a longevidade dos nematoides entre 10% e 18,6% e reduziu o impacto tóxico das placas amiloides em até 40%. Esses resultados preliminares indicam que o composto pode retardar os efeitos degenerativos da doença, oferecendo uma nova perspectiva no tratamento do Alzheimer.