Categoria Educação

Idosa de 82 anos ganha medalha na OBMEP

Aos 82 anos, Romilda Silva voltou a estudar e ganhou medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática. Exemplo de superação e determinação.

Romilda Silva da Conceição, de 82 anos, se tornou um exemplo de superação ao conquistar uma medalha na Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) em 2023. A idosa, moradora de Feira de Santana, na Bahia, decidiu voltar a estudar após décadas afastada dos estudos e matriculou-se no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em um colégio local. Apenas um ano depois, ela já colhe os frutos dessa jornada ao ser premiada com uma medalha de menção honrosa na primeira fase da competição.

Educação interrompida

Ao longo de toda a sua vida, Romilda enfrentou várias interrupções em seus estudos. Desde jovem, o trabalho na roça com o seu pai impedia que ela frequentasse a escola como as outras crianças. “Quando chegava a hora da gente estudar, meu pai levava a gente pra roça. À noite, chegava cansada da roça. Depois, eu casei”, relembra Romilda. Essas pausas nos estudos aconteceram diversas vezes, mas o desejo de aprender sempre permaneceu presente.